PL Empresarial-DF e deputada Bia Kicis unem forças para derubar Lei que tributa subvenções

O PL Empresarial DF se reuniu recentemente com a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) para discutir as implicações da Lei nº 14.789, de 29 de dezembro de 2023, que resultou da conversão da Medida Provisória nº 1.185


Essa lei estabelece novas regras sobre o crédito fiscal decorrente de subvenções concedidas por entes federados a pessoas jurídicas para a implantação ou expansão de empreendimentos econômicos. Um dos pontos centrais envolvidos foi a revogação de dispositivos importantes das legislações que regem o Imposto de Renda, CSLL, PIS e Cofins, o que, na prática, sujeita os créditos decorrentes de subvenções à tributação.

A deputada Bia Kicis destacou que essa medida é prejudicial para as e representa um ataque direto ao Pacto Federativo, além de decisões contrárias anteriores do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que já havia reconhecida a imunidade de certos incentivos fiscais empresas concedidas por estados e municípios. Segundo ela, a tributação dos créditos de subvenção viola o princípio da imunidade recíproca previsto na Constituição Federal.  

  "A Lei nº 14.789 é um verdadeiro absurdo. Ela prejudica o ambiente de negócios, inviabiliza incentivos fundamentais e fere o Pacto Federativo, criando mais obstáculos para as empresas que buscam expandir seus empreendimentos. Precisamos agir para reverter essa injustiça", afirmou Carlos Alberto, empresário do DF.
  
Fotos: pedro Santos

Para Bia Kicis, a Lei nº 14.789 impõe uma carga tributária injusta, comprometendo o desenvolvimento econômico e desincentivando investimentos, especialmente em estados que utilizam subvenções como mecanismo de estímulo. Durante a reunião, a deputada se comprometeu a atuar no Congresso Nacional para derrubar essa lei, buscando restabelecer a proteção aos incentivos fiscais e preservar o equilíbrio federativo. Segundo ela, a lei é um "absurdo" que precisa ser revista com urgência para evitar a penalização das empresas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em disputa acirrada com estrangeiros, Dupla goiana leva ouro nos Sertões

Com cerca de dois mil veículos, Carlinhos do Mangão realiza maior carreata da história de Novo Gama

Novo Gama pode ganhar novas obras e parcerias com reeleição de Carlinhos do Mangão